Leia com atenção o seu Contrato
Para utilizar uma linha de crédito, há sempre um contrato dizendo as condições da operação, seus direitos e deveres. Leia-o com atenção, é importante que você tenha certeza de que entendeu todo o conteúdo, caso tenha dúvidas, esclareça-as antes de assinar o documento. Mantenha uma cópia até o final do pagamento.
Fique atento aos encargos previstos no contrato, a forma de pagamento e a modalidade da taxa de juros (pré ou pós-fixadas). No caso de taxas pós-fixadas, o valor da prestação expresso em seu contrato será apenas referente à amortização, antes de efetuado o cálculo dos encargos, não se confunda.
Verifique a cláusula que trata da hipótese de inadimplência. Em caso de atraso nas parcelas, a instituição financeira não é obrigada a renegociar a dívida.
Por outro lado, você pode, a qualquer tempo, optar por quitar o crédito contratado, com direito à redução proporcional dos juros e demais acréscimos. Nesse caso, o abatimento será feito sobre o saldo devedor de seu empréstimo.
Aplique corretamente os recursos obtidos
Os recursos do crédito devem obrigatoriamente ser empregados na execução da finalidade contratada, sob pena da contratação ser descaracterizada como operação com recursos do FAT e perder os benefícios dessa modalidade de crédito.
Identificação da fonte de financiamento no estabelecimento
O beneficiário deverá identificar, em lugar visível e durante a vigência do contrato, a fonte dos recursos do financiamento, mediante placa no local de execução do empreendimento ou selos a serem fixados em máquinas, veículos e equipamentos, nos seguintes termos: "EMPREENDIMENTO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FAT". Informações sobre o modelo de placa e/ou adesivo de identificação poderão ser solicitados ao gerente.